Conhecimento e prática lado a lado.


Venha fazer parte do

e torne-se um psicólogo preparado para atender os seus pacientes com eficácia e segurança.

Curso exclusivo para psicólogos e médicos:


Matricule-se agora!


NÃO PERCA! É GRATUITO E 100% ONLINE!


Descubra como construir um laço terapêutico com o seu paciente de forma genuína e segura.


Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM. Ao fazer a sua inscrição, você nos autoriza a enviar e-mails e informações.


A Terapia do Esquema (TE) vem obtendo grande destaque a nível mundial, sendo indicada para o tratamento dos transtornos de personalidade e outros problemas crônicos ou resistentes à abordagem cognitiva tradicional.


A especialização em TE irá fornecer completo embasamento desse método terapêutico e suas principais técnicas de abordagem, proporcionando a conceitualização e o uso de inventários diagnósticos. Assim, o aluno pode aplicar os princípios da TE no atendimento de pacientes, bem como na orientação de situações de prevenção primária de transtornos mentais e no tratamento de casais e famílias disfuncionais, demonstrando as principais diferenças e contribuições dessa modalidade para esses casos.

MATRICULE-SE AGORA
Ver aqui


Neri Mauricio Piccoloto


Médico formado pela UFRGS, especialista em Psiquiatria (HPSP) e mestre em Psicologia Clínica (PUC-RS). Vice-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC - gestão 2009/2011). Sócio-fundador e membro do Conselho Consultivo da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Membro da direção do Cognitivo. Terapeuta Cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Professor de pós-graduação, atuando nas áreas de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental de adultos, Terapia do Esquema, Psicofarmacologia e Neurociências. Coordenador da Subcomissão de Elaboração da Prova de Certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (edição 2021).

QUERO APRENDER COM OS MELHORES


Só o Cognitivo tem:


Tome uma atitude que dê resultado!

APRENDA DESDE A PRIMEIRA AULA



Não deixe a sua carreira em segundo plano

Invista AGORA na pós-graduação em Ciências Cognitivas do Cognitivo!


O aprimoramento é um recurso fundamental para se diferenciar no mercado, cada vez mais saturado de profissionais. Ampliar a segurança e o conhecimento para realização de um atendimento clínico de qualidade são os principais objetivos dos cursos Cognitivo. 


O treinamento dos métodos mais eficazes, atuais e éticos para a efetividade da psicoterapia é necessidade básica do profissional que busca oportunidades. Somente um curso estruturado e específico pode aprofundar e ampliar o que foi visto na graduação.


Ex-alunos do Cognitivo são, hoje, bem-sucedidos terapeutas, professores, pesquisadores e ocupam posição de destaque em publicações e eventos científicos. Os currículos Lattes de muitos terapeutas cognitivos reconhecidos incluem cursos do Cognitivo.


Veja o depoimento de quem estuda na instituição e entenda por que a sua jornada profissional precisa desse up:



Dúvidas frequentes


A TCC SERVE SOMENTE PARA QUEM ATENDE PACIENTES (CLÍNICA) OU

TEM OUTRAS APLICAÇÕES?


A TCC é a abordagem que mais cresce atualmente a nível mundial, sendo aplicada para muitas outras situações além do atendimento de pacientes individuais, como em acompanhamentos de casais, famílias e crianças. Para todos esses casos, existe literatura disponível e o curso proporciona o aprendizado dos modelos cognitivos, fundamentais para essas aplicações.


QUAL É A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PELO MEC?


A certificação MEC é válida para concursos públicos e para todas as demais situações de avaliação curricular, como ingresso em mestrado e doutorado. Também serve para o profissional se apresentar como especialista perante seus clientes e na divulgação do seu trabalho.


EXISTEM CURSOS MAIS BARATOS. POR QUE INVESTIR NO CURSO DO COGNITIVO?


Além de toda a qualidade que a instituição oferece, após concluir todos os quatro módulos, você poderá assistir vídeos gravados sobre todo o conteúdo, para ajudá-lo a realizar a nossa avaliação. Depois da certificação, o Cognitivo disponibiliza a master class, uma sala de aula ao vivo para tirar todas as dúvidas.


HÁ ALGUM PRÉ-REQUISITO PARA SE MATRICULAR NO COGNITIVO?

QUAL É A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS MEUS COLEGAS?


Os cursos de especialização e formação são oferecidos para psicólogos, formandos em Psicologia e médicos. As turmas são formadas por psicólogos e psiquiatras com vários níveis de conhecimento de terapia cognitiva, desde os que não tiveram contato com a abordagem até aqueles que já acumularam alguma experiência. Os três primeiros blocos temáticos servem justamente para nivelar o conhecimento da turma. A variação no nível de conhecimento e no tempo de atuação propicia um ótimo ambiente para troca de experiências e aprendizado conjunto.


TRABALHO NA LINHA PSICANALÍTICA, POR QUE FAZER UM CURSO DE TERAPIA COGNITIVA?


Vários alunos do Cognitivo têm formação analítica anterior. Trabalhar com a linha psicanalítica não é um impedimento para conhecer a terapia cognitiva. O conhecimento amplia o alcance e o arsenal de técnicas do terapeuta, trazendo maiores resultados para uma gama mais ampla de pacientes.


O QUE GARANTE QUALIDADE DO CORPO DOCENTE DO COGNITIVO?


Os professores do Cognitivo são profissionais oriundos de vários estados do país, conhecedores e praticantes da Terapia Cognitivo-Comportamental no dia a dia dos seus consultórios. Possuem capacidade para transmissão de conhecimentos, além de titulação acadêmica, e têm publicações em revistas científicas e livros, apresentações em jornadas e congressos e atualização sobre temas relevantes da terapia cognitiva.


COMO É REALIZADA A SUPERVISÃO CLÍNICA NOS CURSOS DO COGNITIVO?


Nos cursos de especialização, é reservado um horário para supervisão de casos clínicos em todos os blocos temáticos. O curso disponibiliza um modelo de caso para o aluno preencher de acordo com o seu atendimento e apresentar para o supervisor e para os colegas a fim de ser discutido no grande grupo. O paciente cujo caso é mostrado tem seus dados pessoais preservados e deve assinar um Termo de Consentimento fornecido pelo curso. São respeitadas todas as normas éticas cabíveis. No primeiro ano do curso, a apresentação é voluntária. No segundo ano, todos os estudantes devem apresentar pelo menos um caso.


QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ESPECIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO?


O curso de formação NÃO requer a elaboração de monografia, NÃO requer a obrigatoriedade de supervisão em todas as aulas e NÃO inclui temas como Metodologia do Trabalho Científico e Ensino Superior, obrigatórias nos cursos de especialização. É um curso em que a instituição tem total autonomia para elaborar de acordo com o que considera mais importante e atual. Os temas são objetivos e direcionados para a parte prática. Ideal para quem deseja otimizar o seu tempo de aprendizado e aplicar esse conhecimento no consultório ou outra atividade profissional.


TENHO QUE FAZER MONOGRAFIA PARA ME FORMAR? COMO É FEITA A MONOGRAFIA?


A monografia (ou Trabalho de Conclusão de Curso) é realizada pelos alunos dos cursos de especialização reconhecidos pelo MEC. Nos cursos de formação e aperfeiçoamento, não há realização de monografia. O trabalho é realizado no segundo ano do curso, ao longo do semestre final. O Cognitivo fornece ao aluno um manual onde constam todos os dados para a elaboração com exemplos, além da forma como deve ser estruturado. Também disponibiliza a Central de Orientação de Monografias, onde um professor está disponível para esclarecer dúvidas. Por tratar-se de um curso voltado para a clínica e não para a pesquisa, a monografia é de execução simples, sendo sugerida a revisão de literatura sobre um tema de relevância para a terapia cognitiva e de interesse do aluno.




Qual é o investimento para a pós-graduação do Cognitivo?

O melhor momento para investir na sua carreira é HOJE!

MATRICULE-SE AGORA



© 2023 Grupo Cognitivo. Todos os direitos reservados.